Desde o início, que o objetivo da EMLP foi sempre fazer com que os seus alunos (sem esquecer a especificidade e exigência deste ensino) tivessem a oportunidade de vivenciar outras realidades e sentissem um ambiente de escola diferente. De certa maneira que a escola os ajudasse a serem pessoas diferentes, mais atentas e interessadas, distinguindo melhor o muito bom, o bom e o fraco.
Enfim, que os seus alunos sentissem gosto pelo que fazem e uma certa felicidade em estar na EMLP.
Este objetivo será tanto mais alcançado quanto mais nos envolvermos com a comunidade, a acompanhássemos nas mudanças a que é sujeita, mas ao mesmo tempo quanto mais conseguíssemos seguir um rumo diferenciado, criando uma identidade própria.
Nesta envolvência, foram várias as instituições com quem já colaboramos, a destacar:
- Câmara Municipal, orfeão e biblioteca de Matosinhos
- Junta de freguesia de Leça da Palmeira
- Junta de freguesia da Sra. da Hora
- Igreja e Salão paroquial de Leça da Palmeira
- Centro dos padres franciscanos em Leça da Palmeira
- Salão paroquial de Guifões
- Fnac
- Bombeiros, lares e hospitais
- Conservatório de Música de Águeda, Aveiro, Escolas de Música de S. J da Madeira, Vilar do Paraíso, Oliveira de Azeméis, Óscar da Silva e Espinho
- Escolas primárias várias
- Escola Básica de Leça da Palmeira (Engº Fernando Pinto de Oliveira)
- Casa da Música
- Teatro Constantino Nery
- Fundação Engº António de Almeida
De salientar, que as apresentações que fizemos na Fnac (2005), na casa da Música (2007), no Teatro Constantino Nery (2009) e novamente na Casa da Música (2013) foram obras encomendadas por nós, para os nossos alunos e professores. Isto é diferente e interessante.